Eat-fil,

De onde surgem os vírus que infectam nossos computadores? Como nos protegemos?

De onde surgem os vírus que infectam nossos computadores? Como nos protegemos?


Saiba de onde podem vir os vírus que infectam os sistemas e prejudicam muitos usuários.

Cada dia mais e mais usuários são prejudicados pelas centenas de vírus que estão presentes na Internet. Por mais que você tenha os melhores programas de segurança instalados em sua máquina, se você não tomar alguns cuidados cedo ou tarde estará infectado por alguma praga solta pela rede.

A melhor maneira de evitar essas pragas é cuidando com os sites que você acessa, emails que abre, etc. Os antivírus podem ajudar, mas não são infalíveis. Pensando nisso, o Baixaki foi pesquisar quais as maneiras mais comuns de se pegar vírus e como evitá-las. Vamos lá?!

Programas enganadores.

A maioria dos usuários pega um vírus a partir de um programa que foi baixado pela Internet. O meio de propagação preferido dos hackers e malfeitores são os aplicativos P2P, que “distribuem” arquivos e vírus para qualquer lugar do mundo.

Sites web também são um dos alvos principais, já que muita gente acessa páginas sem a preocupação da proveniência e veracidade do conteúdo exibido. Você já deve ter recebido algum email com um arquivo executável anexado, provavelmente como se tivesse sido enviado por um amigo.

Este foi um dos meios mais eficazes encontrados para a propagação de pragas pela Internet, pois muitos confiam cegamente que o arquivo é seguro e o abrem.

Proteja-se!

A melhor forma de evitar incômodos com vírus e outros malwares é ficar atento. Alguns sites deixam bem evidentes que não são confiáveis, mas outros enganam direitinho, e é exatamente com esses que devemos ter cuidado.

Evite baixar arquivos a partir de um programa P2P. Procure sempre sites confiáveis para fazer o download de programas e, no caso de estar desconfiado quanto à integridade do arquivo baixado, o melhor a fazer é acessar a página do próprio fabricante. Antes de abrir um anexo de email, pergunte para o destinatário se foi ele realmente quem enviou.


A praga dos Pendrives.

O avanço da tecnologia permitiu a criação de dispositivos pequenos, mas extremamente poderosos quando o assunto é capacidade de armazenamento. Os famosos pendrives revolucionaram a portabilidade de arquivos e programas. Consequentemente viraram alvos de vírus.

É assim que você pega...

O grande problema da infecção de dispositivos móveis está justamente no fato de um único pendrive poder infectar vários computadores. Basta conectar nossos pequenos amigos à uma máquina que ela já pode estar infectada. A opção de execução automática também é um grande problema, pois é a partir dela que o vírus se propagar.

Proteja-se!

Uma das maneiras mais simples de evitar problemas com vírus em pendrives é desabilitando a execução automática do dispositivo. Se você costuma usar seu pendrive em lan houses ou mesmo na faculdade, tome muito cuidado ao abrir em seu computador qualquer arquivo que esteja armazenado no dispositivo.

Existem também programa antivírus desenvolvidos especialmente para pendrives. O ClamWin Portable é uma ótima opção de aplicativo para você ter em seu dispositivo móvel. O AVZ Antiviral Toolkit também pode ser uma boa escolha para ferramentas de segurança.


CUIDADO!!!


Por mais que os antivírus não sejam a solução definitiva para os problemas citados acima, e muitos outros, eles ajudam muito no combate aos vírus. Por isso, sempre mantenha um programa de proteção contra vírus ativo em seu computador e, o mais importante, sempre como banco de dados atualizado.

Não deixe de conferir "A Briga dos antivírus", uma comparação entre os programas que o Baixaki fez para ajudar você a escolher o antivírus que melhor se encaixa às suas necessidades. Acessando a seção de segurança do site você encontra tudo o que precisa para manter-se seguro. Não corra riscos à toa!

Fonte:www.baixaki.com.br

sexta-feira, 17 de abril de 2009

www.tecjovem.blogspot.com

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

0 comentários: